INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS


Um dos principais elementos no projeto elétrico é a simbologia elétrica, de acordo com a sua norma NBR 5444, que trata de símbolos gráficos para instalações elétricas prediais, faça a associação dos símbolos às respectivas descrições.

 

Estão corretas as afirmações:


I – M , II – K , III – L , IV – N.


I – L , II – M , III – O , IV – K.


I – M , II – L , III – K , IV – N.


I – L , II – M , III – N , IV – O.


I – O , II – M , III – K , IV – N.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas com relação às vantagens de se corrigir o fator de potência:

 

I-     Os condutores tornam-se menos aquecidos, diminuindo as perdas de energia elétrica na instalação.
II-    Devido à liberação de carga, a capacidade dos transformadores alcança melhor aproveitamento.
III-    Melhora o aproveitamento dos equipamentos com menos consumo.


Apenas I e II.


I, II e III.


Apenas I e III.


Apenas II.


Apenas I.

No período da chamada entressafra, as usinas de cana-de-açúcar realizam a chamada manutenção preventiva nos equipamentos. Sendo assim, assinale a alternativa correta que destaca a sua importância aliada à manutenção para a produção da usina.


Nem sempre a prática de manutenção preventiva pode evitar surpresas desagradáveis, mas, as vezes, é possível detectar e diagnosticar, antecipadamente, defeitos em desenvolvimento nos equipamentos industriais.


As usinas trabalham vários meses, durante 24 horas por dia. As máquinas operam o dia todo sem parar, nunca sendo realizado manutenção.


A importância da manutenção no período da entressafra, dos meses entre o final de dezembro e abril, é importante para manter a produção da industria no restante do ano.


As vantagens de se fazer manutenção, regulagem dos equipamentos industriais das usinas compreendem no aumento dos custos com reparos futuros ou imprevistos durante o decorrer da moagem.


Tradicionalmente, as indústrias priorizam a manutenção durante o período de entressafra, que dura cerca de seis meses (entre o final de dezembro e maio).

Testes de resistência de isolamento dos transformadores, de resistência de enrolamento dos transformadores e de relação de transformação, são exemplos de uma manutenção:


Corretiva.


Preditiva.


De rotina.


Ocasional.


Preventiva.

Em dimensionamento de quadros de distribuição, destacamos os chamados circuitos terminais. Como exemplo de tais circuitos, temos:


Circuitos de TUEs e medidor.


Circuitos alimentador e medidor.


Circuito de iluminação e TUGs.


Circuitos de iluminação e alimentador.


Circuitos de TUGs e alimentador.

Dispositivos de proteção caracterizados pelos valores nominais de tensão, corrente, frequência, capacidade de interrupção e pelas demais indicações de temperatura segundo a respectiva norma. A tais dispositivos, chamamos de:


Disjuntores.


Relé bimetálico.


Relé.


Contator.


Fusíveis.

Dispositivos que se destinam à proteção contra correntes de curto-circuito ou contra sobrecargas de longa duração. Sua atuação ocorre devido à fusão de um elemento elo fusível por efeito Joule. Do que estamos falando?


Fusíveis.


Disjuntor motor.


Disjuntores.


Relés.


Botoeira.

Definimos subestação de energia elétrica ao conjunto de equipamentos industriais interligados entre si. Dentre os seus objetivos, estão:


Modificar somente a corrente elétrica.


Modificações de tensão e corrente elétrica.


Modificar a tensão sem controlar o fluxo de potência.


Fornecer a tensão elétrica passando somente por transformadores rebaixadores de tensão.


Fornecer a tensão elétrica passando somente por transformadores elevadores de tensão.

Marque a alternativa correta: a regulamentação nacional do sistema elétrico de potência estabelece um fator de potência mínimo, passível de cobrança por excesso de energia reativa consumida, qual é esse fator de potência mínimo?


0,95.


0,92.


0,65.


1.


0,5.

Observe na figura abaixo, onde é apresentado o croqui de uma instalação elétrica de Baixa Tensão (BT), e assinale a alternativa correta, conforme o solicitado no questionamento a seguir.

Figura 1 – Croqui de uma instalação elétrica em BT

Conforme a Figura 1, o componente A, é um terminal de aterramento, sendo assim, pode-se afirmar sobre sua aplicação em quadros de distribuição:


Nem sempre o quadro contém o barramento de proteção, podendo ser colocado ao lado externo do mesmo.


A tomada de corrente é um item desnecessário para eventuais ligações em ambientes como a usina.


É obrigatório o barramento de proteção em dimensionamentos de quadros de distribuição, e consequentemente, a ligação de seus terminais de aterramento.


O item de equipotencialização D, é necessário apenas para ligações em quadrado vazio de haste de aterramento cobreada.


O condutor C, sempre deve ser maior que 25 mm² rígido, na cor verde ou amarelo e verde, como é previsto pela NBR 5410.

Páginas: 12345678910
1112